6 de outubro de 2007

Selecção Nacional ?

A primeira coisa que a maioria dos portugueses pensa quando ouve falar em selecção nacional é futebol, mas deveria ser assim? Deveria merecer tanta atenção uma equipa que empata com a Polónia e com a Sérvia, e está agora em risco de não participar no campeonato europeu de selecções? Uma selecção cujo seleccionador, que nem é português, agride um jogador adversário?

Como português fiquei extremamente envergonhado com esta atitude, e acho que todos ficámos. É esta a imagem que queremos passar do nosso pais? A de povo que se julga melhor que os outros e por isso vai à luta com os braços em baixo e quando se apercebe que vai perder e já é tarde de mais usa golpes baixos? No fundo foi a imagem que os últimos minutos do jogo passaram para o mundo.



Apesar de não ser portuguesa esta expressão é a que melhor descreve este momento: Shame On You Scolari. (Tem vergonha Scolari)

É certo que no ano passado ficámos em quarto lugar no mundial de selecções, e há 3 anos fomos à final do europeu (e perdemos em casa com a Grécia), mas nessas alturas o futebol teve a atenção devida, agora nestes últimos meses os jogos que deveriam ser transmitidos em directo na RTP eram os da selecção nacional de râguebi e de basquetebol, esses sim dignificaram e elevaram o nome de Portugal por todo o mundo, bem como os nossos representantes no atletismo, judo, triatlo e outros que deveriam ter muito mais projecção nacional do que o Deco ou o Pepe (o Word não reconhece estes nomes porque será? Por serem nomes portugueses é que não é de certeza).

Sem comentários: