6 de outubro de 2007

Estatuto do Jornalista

Dia 20 de Setembro deste ano o estatuto do jornalista foi alterado, no entanto os próprios jornalistas dedicaram mais tempo de antena à saída de José Mourinho do Chelsea e à sentença que a FIFA deu a Scolari, do que a esta decisão do governo. Basicamente agora até eu posso ser jornalista.

Talvez uma forte mensagem do governo que o curso de jornalismo é tempo desperdiçado, ou que é um atestado de desemprego, só os bons vingam nesta profissão, tenham eles curso ou não.

O tipo de jornalismo que prolifera no nosso país é maioritariamente desportivo (com destaque para o futebol) e o sensacionalista. O jornalismo de qualidade é raro na televisão, exceptuando algumas reportagens e documentários. E se para falar de futebol, ou da mulher que matou o marido com cinco tiros e a seguir se suicidou com outros cinco na cabeça, é preciso um curso, o que será preciso para fazer uma cirurgia de peito aberto? Neste ponto concordo com o Sr. José Sócrates, para a qualidade de jornalismo que se vê hoje em dia, qualquer pessoa pode ser jornalista. No entanto, se hoje em dia se vê o que se vê na TV, então como será daqui para a frente?

Sem comentários: